Clique EM SEGUIR (botão à esquerda) para acompanhar este blog

segunda-feira, 4 de junho de 2007

Elmano Sandino: Sua Origem e Gênesis in Círculo na Areia!






From: zildasantiago@hotmail.com
To: lustato@hotmail.com
Subject: RE: Comentário Círculo na Areia [Poema de Elmano Sandino]
Date: Mon, 4 Jun 2007 15:57:13 -0300

ONDE ESTÁ PUBLICADO

O SEU CÍRCULO NA AREIA?


zilda santiago


Oi, minha amiga Zilda.

Círculo na Areia

está publicado no meu

blog pessoal 'Meu Diário':

http://www.lustatotenterrara.com/blog.php

Obrigado...

Pensei que já estivesse incluído

nos textos normais do site...

Vou providenciar.

Beijos, minha Princesa.

Lustato Tenterrara.



To: lustato@hotmail.com
Subject: Comentário Círculo na Areia
From: recantodasletras@recantodasletras.com.br
Date: Sat, 2 Jun 2007 19:29:18 -0300 02/06/2007 19:29

- Alguém me perguntou:
Por que o nome
de meu heterônimo é Elmano Sandino,
é 'quase igual' a Elmano Sadino,
o nome com o qual Bocage
foi 'batizado' nas Tertúlias
da Nova Arcádia Literária?
http://nãovoudizer.o.seu.nome.nemKomKualLetraKomeça.br
From: Luiz Carlos Carvalho de Melo lustato@hotmail.com
To: Não vou dizer o cêu nome. E pOnto.
Nem Kom Kual Letra Komeça. E dOiS pOnToS.
Nem Kual o cêu rekanto. E tRêS pONtoS.
Apenas por que quero...
Por pura liberalidade minha...
E em nome da Paz...
Fraternal e demais...
BE-ijos!
Subject: RE: Comentário Círculo na Areia [Poema de Elmano Sandino]
Date: Mon, 4 Jun 2007 21:02:19 +0300

Ah! Minha Princesa,

Realmente...

Vou te contar... desde o princípio.

Quando li Bocage,

entendendo-o não apenas

como um irreverente social-

anarquista

mas, também, e...

no mais das vezes satírico e,

para alguns, com humor

(e, em que pese

a preferência de alguns...

não gostei muito...

mas talvez por tê-lo visto

ainda muito 'novinho'...

- antes da adolescência

- não o tenha entendido...)

Mas quando o percebi

TAMBÉM um amante...

Um homem que ama...

Com aquela intensidade mesma

que eu ainda não vira... ainda

nos outros...

Em mim... talvez!

Identifiquei-o,

então, com o

movimento literário mineiro...

Somente havia visto

Tomás Antônio Gonzaga,

o qual, no meu 'perceber'

possuía aquele sentimento...

Também eles

tinham esse costume...

Manoel... Vira Elmano...

Tomás, ao assinar as

Cartas Chilenas... Era Critilo...

(aquele que critica)

Manoéis...

Nesse entendimento...

São os loucos

amantes

desesperados...

Me parece que

nesse movimento aqui de Minas,

também ocorreu um 'Elmano'...

(inclusive utilizavam um jogo

de alguns vários nomes,

para assinar seus escritos)


Utilizo, desde então

Elmano Critilo de Dirceu,

em alguns escritos meus...

Sociais ou que futucam feridas

próximas...

onde Elmano Critilo de Dirceu,

mais das vezes,

é sarcástico, irônico... e Valente!.

Tenho também alguns versos

que os classifico

de 'meus versos tristes'...

Cerca de 70% deles

são de Elmano Sandino...

É como se ele fosse

um 'heterônimo'

do meu heterônimo

Elmano Critilo de Dirceu.


Fico feliz em saber (ou ser relembrado)

que Bocage

tenha tido o seu

Elmano 'Sadino' (sem o 'n')...

Creio que o devo ter lido...

pois seria

uma coincidência sem tamanho...

Em que pese

o 'inevitável' fato

de que o nome deve ser SANDINO...

uma 'corruptela' de sandices...

de loucura...

e até pela melhor sonoridade.


o outro... (Sadino)

não sei ainda o seu significado...

Penso que deve ser, talvez...

[pelo radical)...

Algo a ver com 'sádico'.

Porém, se for o 'amante louco'

(razão de que me serve

o teu socorro?)

creio que, então,

Bocage o tenha utilizado

nesse mesmo sentido... de loucura!

E espero que seja ELE.

O louco amante

que vejo nos apelos

de Bocage (RAZÃO x EMOÇÃO)...

Então...

Elmano Sandino

revelou-se nesses poemas

de um amor adolescente...

puro...

saudades e solidões

e inocência de um amor sem fim.

Elmano Sandino é totalmente assim.

Mas Lustato Tenterrara

também tem alguns versos tristes...


Mas não chegam aos pés

da loucura total

que se instala

em Elmano Sandino


quando é pra falar

de amor sofrido,

acabado,

daqueles que pareciam eternos...


Bom... é isso.

Na verdade,

vou te confessar

ainda mais um detalhe.

Não sei
se tem importância...

No meu lembrar,

sei bem que os

mineiros daqui utilizavam

essa prática em seus escritos...

e que era em memória

de um movimento
clássico

da literatura européia,

que também assim o faziam...

Quando comecei a utilizar Elmano...

O fiz em face do

Elmano

de Tomás Antônio Gonzaga...

Que eu penso que existe

(se me encontrares ele,

entre o nossos Mineiros,

agradeceria que m'o dissesse)


E o Sandino,

acho que agora lembro...

deve ter sido do SADINO

do Bocage,

pois penso que o gênesis

assim se deu,

o que comprovaria ter sido

assim que ocorreu...

Mas nem isso

eu mesmo lembro...

Faz tanto tempo...


Beijos... de nós dois...

Lustato Tenterrara
e
Elmano Sandino.

The, 04 de junho de 2007.






Counter

Free Counter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...